quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Saiu o Volume 2! Tempos Conservadores: estudos críticos sobre as direitas. Volume 2: Direitas no Cone Sul.



Nota dos Organizadores 

É com grande satisfação que trazemos a público o segundo volume do livro Tempos conservadores: estudos críticos sobre as direitas. Mais que um livro, é um projeto: o “Projeto Tempos Conservadores”, que teve seu nascedouro entre os anos de 2015 e 2016, no seio de um grupo de jovens intelectuais, na sua maioria historiadores, com trajetórias de vida paralelas e interesses em comum, especialmente a pesquisa da multifacética “direita” e por se filiarem ao marxismo. Uma das razões fundamentais que nos motivou foi a chamada “onda conservadora”, identificada com o movimento responsável pelo Golpe de 2016, que alijou Dilma Rousseff da Presidência da República; golpe que continua por aí buscando aquele que é o objetivo fundamental da direita e que lhe dá vida: destruir os direitos da classe trabalhadora. Diante de tudo isso, percebemos que podemos dar alguma contribuição para a compreensão crítica do pensamento da direita, de suas ideias, instituições, organizações e personagens, sobretudo porque os fundadores do Projeto não são pesquisadores de ocasião, mas acumulam anos e anos de pesquisa sobre o tema. Ademais, temos a convicção de que conhecer profundamente a direita é um dos fatores fundamentais para combatê-la, refreá-la e paralisá-la em sua sanha desenfreada que visa esmagar os trabalhadores. Só iremos conseguir isso com o estudo sistemático, científico, desconstruindo a ideologia e desfazendo a cortina de fumaça que a direita cria diante de si mesma, escamoteando seus verdadeiros objetivos, intenções e as formas pelas quais conquistou o poder, bem como as articulações que lhe permitem manter a hegemonia, ainda que de forma cambaleante em um contexto de profunda crise social, política, econômica e cultural do capitalismo.

Importante dizer que este compêndio marca a “internacionalização”, já que traz a contribuição de autores de outros países, além do Brasil, remetendo àquela que é uma necessidade dos povos latino-americanos para se libertarem do jugo imperialista: a união de nuestra América Latina com vistas à construção da pátria grande socialista. Também os intelectuais devem buscar essa união. No esforço de internacionalização do projeto ao qual estamos dedicando atenção, vimos também trabalhando no próximo tomo do livro — o terceiro volume, que trará textos que abordam a direita na Europa. 

Não poderíamos deixar de mencionar a ausência inesperada de dois grandes companheiros e amigos: Lucas Patschiki (1983-2017) e Alexandre Blankl Batista (1980-2018), que fundaram conosco o Tempos Conservadores. Jovens e brilhantes, com um futuro promissor pela frente. Incluímos neste volume uma singela homenagem a eles; o leitor a encontrará nas páginas que seguem. Que cada tomo vindouro seja uma homenagem aos nossos amigos e camaradas falecidos. Podemos dizer que é uma grande honra ter convivido com estes dois historiadores que permanecerão vivos em nossas mentes, em nossos corações e neste Projeto, pensado para perdurar e ter vários volumes publicados, de forma acessível e gratuita. 

Boa leitura.
Os Organizadores.


Título: "Tempos conservadores: estudos críticos sobre as direitas. Volume 2: Direitas no Cone Sul"
Organização: Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves, Marcos Vinicius Ribeiro e Guilherme Ignácio Franco de Andrade
Editora: Gárgula (Goiânia)
Ano da publicação: 2018
Páginas: 260
Preço: gratuito


ACESSE E BAIXE GRATUITAMENTE
Clique sobre uma das imagens para acessar ou baixar o e-book: 

https://issuu.com/rodrigojmgoncalves/docs/tempos_conservadores__volume_2__1_